Olá, seja bem vindo(a)!

Danilo Cechinatto

Palestrante Educacional Profissional Organizacional Business and Executive Coach

novembro 27, 2016

A esperança é a última que morre

  • novembro 27, 2016
  • | Por Danilo Cechinatto
No livro "101: Relationships" de John C. Maxwell, há uma breve história a respeito de uma experiência realizada em laboratório, esta tinha como objetivo demonstrar o sentimento de esperança e motivação em animais, no caso, os ratos.

No experimento descrito, um rato foi colocado dentro de uma jarra com água em um ambiente completamente sem luz, o pobre do animal nadou em busca de salvação por apenas três minutos até desistir. Repetiram a mesma situação, colocando outro rato numa jarra com água, mas deixaram a luz entrar no ambiente onde encontrava-se, o rato então permaneceu nadando por trinta e seis horas, até desistir. Pode-se perceber que através da visão o rato teve esperança, e continuou lutando por mais tempo pela sua vida.

Achei bastante interessante e resolvi procurar mais sobre este experimento. Encontrei algo semelhante, por volta de 1950, um cientista chamado Curt Richter, pegou alguns ratos e colocou-os em um balde cheio de água, onde eles não pudessem escapar, cronometrando o tempo que levou para os ratos a se afogar, percebeu que em uma média de 15 minutos os ratos desistiram, pararam de nadar e se afogaram. Em seguida, ele repetiu a experiência com um novo grupo de ratos, mas desta vez, os ratos foram resgatados logo depois que eles haviam desistido de continuar nadando, novamente em torno de 15 minutos. O cientista deixou-os secar, alimentou-os e permitiu-lhes recuperar. E então ele jogou os ratos de volta no balde de água. O resultado surpreendente foi que esses ratos foram capazes de nadar por até 60 horas antes de desistir e se afogarem.

Em ambas as situações podemos visualizar que a fé deixou os animais mais fortes e motivados, criou-se uma meta para que continuassem lutando, sendo que aqueles que não haviam definido, apenas desistiram. O livro finaliza esta narrativa concluindo que cada vez que você, como líder, criar uma visão para uma pessoa e descrever um retrato de seu sucesso no futuro, irá fortificá-los e motivá-la, lhe dando razões para continuar seguindo adiante.

Danilo estudou Psicologia pela FAE Business School, possui formação em Business and Executive Coach e faz MBA em Gestão e Liderança de Pessoas. Como palestrante educacional, tem desenvolvido a educação socioemocional no ambiente escolar.

Danilo Cechinatto
(88) 99843-0017
Ceará, Brasil

Entre em contato